Moção

N.º 334/2024
PROCESSO Nº 1903 AUTORIA: Verª. Maria do Socorro Ferreira

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, ESTADO DO TOCANTINS.

O Vereador que ao presente subscreve, com assento nesta Colenda Casa de Leis, vem, depois de cumpridas as formalidades regimentais e ouvido o Plenário, requerer a Vossa Excelência, que se digne a encaminhar: MOÇÃO DE APLAUSOS EM RECONHECIMENTO AO PASTOR LACERDA PELO TRABALHO MISSIONÁRIO REALIZADO EM NOSSA CIDADE. 

JUSTIFICATIVA

José Lacerda da Silva, conhecido como Pastor Lacerda, nasceu em 23 de setembro de 1934, no município de São Raimundo das Mangabeiras – MA. É filho de lavradores, teve uma infância e adolescência muito difícil, pois perdeu seu pai três meses antes de seu nascimento, sendo criado por sua mãe Isabel Pereira Lacerda, que era quebradora de coco babaçu.

Em sua adolescência trabalhou na roça como auxiliar de tropeiros e até mesmo de empregado doméstico, carregando água e lenha, pilando arroz, cuidando de animais entre outras atividades.

Começou a estudar apenas aos 14 anos, pois só havia escola na cidade e está ficava a 30 km de sua casa. Surgiu então, a oportunidade de sair da roça e ir morar na casa de um missionário/pastor Batista, trabalhando como empregado doméstico para acompanhá-lo nas viagens/visitas as igrejas no Maranhão e Piauí, em lombos de jumentos.

Em um culto missionário, recebeu a chamada para a obra missionária e quando questionado pelo seu mento, Pastor Jonas, se voltaria para sua mãe, José Lacerda decidiu acompanhá-lo para se preparar para o ministério da Palavra, pois acreditava que “mais importava servir a Deus do que aos homens, pois aquele que não deixar pai ou mãe por amor de mim, disse Jesus, não é digno de mim”.

Concluiu seus estudos primários em Carolina-MA, onde também cursou o Ginásio e matriculou-se concomitantemente no curso teológico do Instituto Batista de Carolina.  Quase desistiu, pois não tinha condições financeiras para pagar as mensalidades. Deus o abençoou levantando um irmão em São Paulo, que pagou o curso Ginasial, enquanto pagava as mensalidades do curso de Teologia prestando serviços domésticos. Foi assim que conclui seus estudos e foi ordenado ao Ministério da Palavra de Deus, iniciando seu pastoreio na Igreja Batista de Sambaíba – Ma.

Após vários anos trabalhando como missionário da Junta de Missões Nacionais, onde pastoreou e implantou várias igrejas (Sambaíba-MA, Gurupi-GO, Natividade – GO., Tocantinópolis – GO, Porangatu-GO., Estreito-MA., Cristalândia-GO, Porto Franco – MA. Alvorada-GO).

No ano de 1986, chegou em Araguaína com sua família (esposa e alguns dos 11 filhos), após ter sido aposentado como Missionário Batista da Junta de Missões Nacionais, e ter sido convidado para trabalhar como Diretor de Evangelismo e Missões da Junta do Campo Tocantinense, realizando treinamentos e visitas as Igrejas e pastores Goiás, Maranhão e Pará. Também atuou como Secretário da União Masculina Batista Missionária do Tocantins.

Após cinco anos atuando no Departamento de Evangelismo e Missões, assumiu o pastorado da Primeira Igreja Batista de Araguaína, em 07 de abril de 1990, implantando um projeto de restauração da igreja e ampliação e crescimento do PIB, por meio do evangelismo com abertura/implantação de Frentes Missionárias no Bairro Senador, Vila Patrocínio, Céu Azul e povoado Floresta.

Dentre outras áreas desenvolvidas pela Primeira Igreja Batista de Araguaína, durante o seu pastorado, destaca-se a Escola Batista, que estava fechando as portas porque precisava de reformas para continuar funcionando, conforme normas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins, pastor Lacerda foi à luta, reformando as salas de aulas, completando o quadro de professores e regularizando a documentação. Por diversas vezes foi a Palmas até conseguir a autorização para funcionamento e convênio com a Seduc, colocando a Escola Batista em condições de funcionar plenamente se tornar uma referência na educação no município de Araguaína, atendendo assim muitas crianças e famílias.

Após tantos anos servindo a Deus e sociedade de Araguaína, hoje com 89 anos está aposentado mais sempre que possível continua servindo a Deus, a Igreja do Senhor Jesus, a sua família e as pessoas que necessitam de uma palavra amiga, de um conselho e de uma palavra de Deus.

Como em tantos anos de dedicação as famílias dos fiéis, hoje prioriza o cuidado da sua esposa e companheira de toda vida Luzia Alves da Silva, que em sua velhice necessita de cuidados médicos especializados, com a certeza de ter cumprido a minha missão e propósito diante de Deus, dos homens e da sociedade Araguainense e Tocantinense.

Portanto, é com grande satisfação que apresento esta moção de aplausos ao Pastor Lacerda, que esta homenagem sirva como um símbolo do apreço e respeito que tenho por seu trabalho como missionário e por sua pessoa.

   

SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, Estado do Tocantins, 08 de Agosto de 2024.

   

________________________________
SOCORRO FERREIRA
Vereadora – PP

   

Rua das Mangueiras, nº 10, Centro, Palácio Legislativo Dep. Darcy Marinho | 77804-110
Fone: (63) 3416-0401 | www.araguaina.to.leg.br | portal@araguaina.to.leg.br

Documento publicado digitalmente por MARIA DO SOCORRO FERREIRA em 08/08/2024 às 07:38:00.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3a12bee5104aefff266ab2295b2ea8a2.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://araguaina.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 35024.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
MARIA DO SOCORRO FERREIRA:38718774172 em 08/08/2024 07:38:16

X

Câmara Municipal de Araguaina

Aprovado

09/08/2024