Indicação

N.º 065/2023
PROCESSO Nº 1425 AUTORIA: Ver. Sargento Jorge Carneiro e Ver. Soldado Alcivan

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, ESTADO DO TOCANTINS.

O Vereador que ao presente subscreve, com assento nesta Colenda Casa de Leis, vem, depois de cumpridas as formalidades regimentais e ouvido o Plenário, requerer a Vossa Excelência, que se digne a encaminhar a seguinte indicação: AO EXMO SENHOR VANDERLEY BARBOSA GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS INDICAMOS A PROMOÇÃO DOS OFICIAIS DA PM-TO E CBM-TO POR BRAVURA PELA BRILHANTE E EXCELENTE OPERAÇÃO CANGUÇU QUE COMBATEU COM SUCESSO O BANDO NOVO CANGAÇU

JUSTIFICATIVA

Senhor presidente e eminentes pares, cumpri-nos o dever moral de reconhecimento ao esforço e dedicação de nossas forças de segurança que não mediram esforços para capturar e prender um enorme bando armada de criminosos conhecido como Novo Cangaço, que aterrorizaram a cidade de Confresa-MT ao atacar a unidade da PM e as instalações de uma empresa de segurança que fazia a guarda do dinheiro que circulava em toda a região leste do estado do Mato Grosso. E por não conseguirem sucesso em sua empreitada criminosa partiram em fuga rumo ao nosso estado do Tocantins, onde se esconderam na região de Pium-TO e dos rios Araguaia e Javaés, uma área de aproximadamente 4,6 mil quilômetros quadrados, região de mata fechada e de difícil acesso sendo necessário um número grande de policiais (as centenas), a participar dessa mega operação, que contou com apoio de outras corporações de outros estados e policiais civis, federais e rodoviários federais que disponibilizaram aeronaves e equipamentos de alta tecnologia colaborando para o sucesso da operação.

Após 39 dias de operação o saldo divulgado pelos veículos de imprensa é impressionante: apreendidos 22 fuzis, 02 pistolas, 2000 munições, 05 granadas, 15 coletes a prova de balas, R$ 5000,00 em espécie e mochilas com roupas e utensílios pessoais dos criminosos. Esse arsenal apreendido é suficiente para se iniciar no mínimo uma guerrilha, pois além disso os criminosos que compunham o bando reagiram várias vezes contra as guarnições policiais que diligenciavam na região com objetivo de captura dos malfeitores, e nesses confrontos 18 criminosos vieram a óbito em razão da autodefesa das tropas à injusta agressão desses marginais. Cinco indivíduos foram presos, alguns na região e outros em outras cidades e estados, através de trabalho minucioso de investigação das policias civil e federal, além do serviço reservado da PM-TO.

E em reconhecimento ao trabalho dos comandantes da Operação Canguçu, solicitamos do Excelentíssimo Senhor Governador Vanderley Barbosa a promoção por bravura de todos os oficias da PM-TO e CBM-TO que participaram dessa grandiosa operação que com sucesso cumpriu os objetivos de proporcionar segurança e repreender o crime.

Pois bem senhores, após esse brevíssimo relato solicito apoio de todos no sentido de apoiar e aprovar nosso intento, que acima de tudo visa valorizar e reconhecer o brilhante trabalho desenvolvido pelas nossas forças de segurança, que não mediram esforços e nem se omitiram em cumprir seu dever com esmero dedicação e força de vontade nessa, que provavelmente, seja a maior operação policial em nosso estado que se tem registro oficial. E para isso conto com os votos dos edis para aprovação desta solicitação em plenário.

   

SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, Estado do Tocantins, 19 de Maio de 2023.

   

________________________________
SARGENTO JORGE CARNEIRO
Vereador – PSDB

.

   

 

   

Rua das Mangueiras, nº 10, Centro, Palácio Legislativo Dep. Darcy Marinho | 77804-110
Fone: (63) 3416-0401 | www.araguaina.to.leg.br | portal@araguaina.to.leg.br

Documento publicado digitalmente por JORGE FERREIRA CARNEIRO em 19/05/2023 às 09:15:19.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7d435b33538155b18ffdc2fa68ca68f0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://araguaina.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 10582.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
JORGE FERREIRA CARNEIRO:62530402191 em 19/05/2023 09:37:01 , ALCIVAN JOSE RODRIGUES:61189057115 em 22/05/2023 11:08:55 e